Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Gabarito Tarefa Proposta Capítulo 4 - 2º ano

Tarefa proposta
1. a) Lábios maiores, lábios menores, clitóris, vagina, útero, tubas uterinas e ovários.
b)
Estrógenos e progesterona.
c)
A prolactina estimula a produção de leite.
2. a) As glândulas anexas do sistema genital masculino são a próstata, as vesículas seminais e as glândulas bulbouretrais.
b
) A próstata libera uma secreção leitosa e alcalina que (1) neutraliza o pH ácido da vagina e facilita a mobilidade dos espermatozoides neste órgão. As vesículas seminais liberam um líquido nutritivo que irá (2) nutrir os espermatozoides ejaculados. As glândulas bulbouretrais liberam uma secreção lubrificante que (3) facilita a relação sexual, além de (4) limpar a uretra dos resíduos ácidos, de urina.
3. a) 1: LH (hormônio luteinizante), 2: FSH (hormônio foliculestimulante), 3: testosterona, 4: estrógenos, 5: progesterona.
b)
Durante toda a gestação, as concentrações de progesterona e estrógenos permanecem elevadas, impedindo a ocorrência da menstruação e de nova ovulação.
8
c)
Entre o 20º e o 25º dia do ciclo menstrual, uma mulher não grávida estará na fase lútea do ciclo ovariano e na fase secretora do ciclo uterino.
4. a
O
número 1 indica a vesícula seminal; o 2, a próstata; o 3, o epidídimo, e o 4, o testículo.
5 c
A
próstata libera uma secreção leitosa e alcalina que neutraliza o pH ácido da vagina e facilita a mobilidade dos espermatozoides nesse órgão.
6. e
No
ciclo menstrual há interações de hormônios hipofisários (hormônio foliculestimulante e hormônio luteinizante) com hormônios ovarianos (estrógenos e progesterona). No primeiro dia do ciclo menstrual, todos os hormônios estão em baixa concentração. A testosterona determina características sexuais secundárias masculinas. Com alta concentração de progesterona, a mulher não menstrua. A ovulação ocorre por volta do 14º dia num ciclo menstrual com duração de 28 dias.
7. e
Os hormônios ovarianos são os estr
ógenos e a progesterona.
8. a) A curva A corresponde aos estrógenos e a curva B ao hormônio progesterona. O nível desses dois hormônios permanecerá elevado se a mulher engravidar.
b)
O endométrio serve para a fixação, a proteção e a nutrição do embrião. A musculatura lisa do miométrio é responsável pelas contrações uterinas durante o trabalho de parto.
9. a
O
endométrio descama durante a menstruação e, em seguida, recupera sua espessura normal, graças à ação dos estrógenos. Quando o hormônio luteinizante atinge seu maior valor, ocorre a ovulação e, em seguida, forma-se o corpo lúteo. Os estrógenos estimulam a proliferação das células do endométrio, enquanto a progesterona acentua seu espessamento.
10. A ovulação ocorre no 14º dia do ciclo. De acordo com as informações do enunciado, a gravidez pode ocorrer entre cinco dias antes e dois dias depois do dia da ovulação.
11. b
II. A diminuição dos hormônios ovarianos, estrógenos e progesterona indica que não houve fecundação.
12. c
O
s hormônios que atuam no útero são estrógenos e progesterona. O hormônio A são os estrógenos, pois seu pico de produção ocorre antes da ovulação, que deve ocorrer por volta do 14º dia. O hormônio
B é a progesterona, com pico de produção após a ovulação.
13. a
Os
testes para diagnóstico de gestação, feitos por análise de sangue ou de urina, detectam a presença de gonadotrofina coriônica. A pílula anticoncepcional possui hormônios estrogênicos e progestogênicos sintéticos, que inibem a secreção dos hormônios hipofisários. Durante a gestação, os hormônios ovarianos (estrógenos e progesterona) permanecem em concentrações elevadas. Os hormônios hipofisários, FSH e LH, controlam a produção dos hormônios ovarianos, provocam a maturação de folículos e a ovulação.
14. e
A
leitora não está protegida de uma gravidez, pois estrógenos e progesterona em baixas concentrações e a intervalos irregulares não impedem a ovulação, havendo, então, o risco de engravidar.
15. c
O
dia mais provável de ocorrer fecundação é o 14º dia do ciclo menstrual, ou seja, nove dias depois do final da menstruação.
16. d
A
penas as medidas I, III e IV procuram integrar a ideia de cidadania e direitos aos temas da sexualidade. Uma proposta que procura integrar cidadania e sexualidade deve levar em consideração as diferenças de cultura, de raça, de pensamento, de opção sexual e de opinião do público-alvo.
17. a
A
camisinha, além de evitar a gravidez, ajuda a prevenir determinadas doenças sexualmente transmissíveis. O dispositivo intrauterino (DIU) não previne doenças sexualmente transmissíveis. O preservativo e a tabelinha não são métodos 100% eficazes. A laqueadura não bloqueia o fluxo menstrual.
18. a
Num
ciclo de 28 dias, a ovulação ocorre, aproximadamente, 14 dias depois do início da menstruação. O espermatozoide pode permanecer viável, no corpo feminino, por cerca de dois a três dias. Em caso de gravidez, o exame de urina, feito após alguns dias de atraso da menstruação, mostra níveis elevados de gonadotrofina coriônica (hCG).
19. Se a mulher fizer uso continuado da pílula, sem interrupções, não ocorrerá a menstruação, pois os níveis elevados dos hormônios estrógenos e progesterona manterão o endométrio espessado.
20. c
A
partir do dia 15, data provável da ovulação, o corpo lúteo passa a secretar quantidades crescentes de progesterona.
21. a) O provável dia de sua próxima ovulação é 20 de dezembro, pois, num ciclo de 28 dias, ela acontece 14 dias depois do início da menstruação, que ocorreu no dia 6 de dezembro.
9
b)
Sim, porque a mulher pode produzir dois ovócitos no mesmo ciclo menstrual, e cada ovócito pode ser fecundado por espermatozoides de homens diferentes.
c)
A vasectomia consiste na ligadura e secção dos ductos deferentes para impedir a saída de espermatozoides.
22. a) A tabelinha não é segura para evitar a gravidez, pois a determinação da data da ovulação é apenas uma estimativa, não uma certeza.
b)
O método da pílula anticoncepcional é diferenciado porque é o único que impede a ovulação.
23. A vasectomia impede a saída de espermatozoides na ejaculação. A ligação (ou laqueadura) das tubas uterinas impede a chegada dos espermatozoides até a porção distal das tubas, local onde normalmente ocorre a fecundação. O diafragma bloqueia a passagem dos espermatozoides da vagina (onde são depositados na relação sexual) para o interior do útero.
24. c
O
s métodos que impedem o encontro dos gametas são o uso de camisinha, o diafragma, a vasectomia e a laqueadura tubária. Os métodos que impedem a implantação do embrião no útero são o dispositivo intrauterino (DIU) e a pílula do dia seguinte. O método que previne a ovulação é a pílula anticoncepcional.

Gabarito Tarefa Proposta Capítulo 3 - 2ºano

Tarefa proposta
1. a
A
dilatação das pupilas e dos brônquios é controlada pelo sistema nervoso simpático.
2. c
O
cérebro (3) é responsável pelo controle das emoções, pela percepção sensorial e pelo controle motor. A medula oblonga
(ou bulbo raquidiano) (2) faz o controle da respiração, da digestão e dos batimentos cardíacos. O cerebelo (1) é responsável pelo controle do equilíbrio e pelo tônus muscular.
3. c
A
coluna vertebral sustenta e protege a medula espinhal, cuja lesão pode levar à paralisia, pois a medula é a via de passagem de informações do encéfalo para a periferia, e vice-versa.
4. c
O
cerebelo é a região do sistema nervoso central relacionada com a coordenação motora e a manutenção do equilíbrio.
5. a) A interrupção no ponto A (que corresponde à fibra do neurônio sensitivo) provoca perda da sensibilidade aos estímulos provenientes daquela área da pele.
b)
A estrutura B é a fibra motora de um neurônio motor.
c)
A letra C indica uma sinapse.
6. c
II. Em exame de reflexo patelar, ao se bater com um martelo no joelho, os dendritos dos neurônios sensitivos são excitados e, imediatamente, os axônios conduzem o impulso até à medula espinal.
6
7. a
O
neurônio de associação localiza-se na substância cinzenta e o corpo celular do neurônio sensorial localiza-se no gânglio da raiz dorsal.
8. c
Numa
pessoa em situação de perigo, o sistema nervoso autônomo simpático é estimulado, e este libera adrenalina, que provoca, entre outros efeitos, a aceleração do ritmo cardíaco.
9. a
O
sistema nervoso periférico é dividido em somático (1) e autônomo. O principal mediador químico sináptico do simpático é a noradrenalina (2) e do parassimpático é a acetilcolina (3).
10. a) Ocorrerá predatismo nos aquários I e III, em que as presas poderão ser vistas pelo predador.
b)
Ocorrerá predatismo nos aquários I e II, em que o odor das presas poderá ser percebido pelo predador.
c)
Conclui-se que as piranhas utilizam o olfato, pois, ainda que o ambiente esteja iluminado e as presas visíveis, não ocorre predatismo.
11. a) Córnea, humor aquoso, orifício da íris, lente (ou cristalino), corpo (ou humor) vítreo, retina.
b)
As células fotorreceptoras localizam-se na retina e denominam-se cones e bastonetes.
12. a) Ao aumento da pressão atmosférica.
b)
A membrana timpânica.
c)
Essas manobras abrem a tuba auditiva. A entrada de ar na orelha média, através da tuba auditiva, iguala as pressões sobre as faces interna e externa do tímpano, que volta a vibrar normalmente.
13. Na retina, sob baixa luminosidade, não se excitam os cones (responsáveis pela percepção de cores), apenas os bastonetes, que, embora muito sensíveis à luz, não têm sensibilidade a cores.
14. a
A
ocitocina, liberada pela neuro-hipófise, desencadeia o trabalho de parto, por promover as contrações uterinas. A somatotrofina ou hormônio de crescimento (GH) é liberada pela adeno-hipófise. A insulina é liberada pela porção endócrina do pâncreas. A adrenalina eleva a pressão arterial. Os estrógenos são liberados pelos ovários nas fêmeas.
15. a) A hipófise secreta o hormônio de crescimento ou GH; portanto, o camundongo 2 cresceu normalmente, enquanto o 3, que teve a hipófise removida, praticamente não cresceu.
b)
O gene Z deve estar envolvido com a produção de GH; então, o camundongo 1 produz uma quantidade maior desse hormônio, pois possui uma cópia extra do gene Z e, portanto, apresenta maior crescimento que o camundongo 2.
16. a) Glândula tireoide e glândulas suprarrenais.
b)
A hipófise, também chamada de glândula mestra.
c)
O hipotálamo é a estrutura que estabelece a comunicação entre o sistema endócrino e o sistema nervoso.
17. a) O hormônio que atua nos rins, regulando a reabsorção de água, é o hormônio antidiurético (ADH) ou vasopressina.
b)
O ADH é sintetizado no hipotálamo e secretado pela neuro--hipófise.
c)
O etanol age como diurético porque inibe a secreção de ADH e, consequentemente, aumenta a produção de urina.
18. a
O
aumento da perda de água por transpiração aumenta a concentração do plasma sanguíneo, o que estimula a secreção do hormônio antidiurético, que, por sua vez, aumenta a reabsorção renal de água, diminuindo a produção de urina.
19. a) Glândula tireoide.
b)
A glândula tireoide produz os hormônios tiroxina ou tetraiodotironina (T4) e tri-iodotironina (T3), que regulam o desenvolvimento e o metabolismo geral do organismo.
20. c
O
aumento da quantidade de cálcio no sangue estimula a glândula tireoide a produzir calcitonina, que, por sua vez, estimula a remoção de cálcio do sangue e sua deposição nos ossos. A consequente diminuição do cálcio no sangue inibe a produção de calcitonina pela glândula tireoide, caracterizando--se o mecanismo de feedback negativo.
21. a) A curva correspondente às medidas da pessoa diabética é a A, pois seus níveis de glicose no sangue são sempre mais elevados.
b)
O níveis estáveis de glicose na curva B devem-se à ação da insulina e do glucagon, hormônios pancreáticos que, respectivamente, reduzem e aumentam a glicemia.
22. b
O
aumento na concentração de glicose no sangue causa a elevação na secreção de insulina, que estimula a absorção de glicose pelas células, e a diminuição na secreção de glucagon, que estimula a conversão de glicogênio em glicose. Dessa maneira, o teor de glicose no sangue, após uma refeição rica em carboidratos, aumenta e em seguida diminui.
23. a
A
insulina é o hormônio produzido e secretado pelo pâncreas, que controla o teor de glicose no sangue, e sua deficiência causa o diabetes melito. A tiroxina ou tetraiodotironina (T4) é produzida pela glândula tireoide, cujo aumento pela falta de iodo é conhecido como bócio.
24. a) Trata-se de um animal homeotérmico. À medida que a temperatura ambiente aumenta, o consumo de oxigênio (que reflete a taxa metabólica) diminui.

Gabarito Tarefa proposta - Capítulo 2 - 2º ano

Tarefa proposta
1. a
As informações fornecidas correspondem aos sistemas
cardiovasculares de aves, peixes, répteis, mamíferos e
anfíbios.
3
2. b
Sistema
cardiovascular ausente e alimento distribuído diretamente da cavidade gastrovascular (I) ocorrem nos cnidários (U). Sistema cardiovascular ausente e alimento distribuído pelo intestino muito ramificado (II) ocorrem nos platelmintos (T).Sistema cardiovascular ausente e alimento distribuído pelo fluido da cavidade pseudocelomática ocorrem nos nematelmintos. Sistema cardiovascular presente, do tipo fechado, com vasos pulsáteis e sangue dotado de pigmentos respiratórios, ocorre nos anelídeos.Sistema cardiovascular presente, do tipo aberto, com coração e vasos sanguíneos, onde circula o fluido celômico, ocorre nos artrópodes.
O
s moluscos gastrópodes e bivalves possuem circulação aberta, enquanto os cefalópodes possuem circulação fechada.
3. d
No coração do sa
po há apenas um ventrículo, por onde passa tanto o sangue venoso quanto o arterial. No coração humano, há dois ventrículos: no direito passa sangue venoso e no esquerdo, sangue arterial.
4. e
A
s veias pulmonares carregam sangue arterial dos pulmões para o átrio esquerdo do coração, que é separado do ventrículo esquerdo pela valva bicúspide ou mitral (4).
5. a) 7 (ventrículo direito) e 8 (átrio direito) são câmaras onde passa sangue venoso com maior concentração de gás carbônico.
b)
4 (átrio esquerdo) e 8 (átrio direito) são câmaras que recebem sangue trazido pelas veias pulmonares e pelas veias cavas, respectivamente.
c)
3 (artéria pulmonar) é o vaso que leva sangue venoso para os pulmões.
d)
6 (ventrículo esquerdo) é a câmara que bombeia sangue arterial para o corpo através da artéria aorta.
6. Para qualquer valor de pressão parcial, a hemoglobina fetal possui maior afinidade pelo gás oxigênio do que a hemoglobina materna, garantindo assim sua transferência do sangue materno para o sangue fetal.
7. V – V – V – F – V
IV. A contração dos átrios, chamada de sístole atrial, provoca a saída do sangue para os ventrículos.
8. e
O
monóxido de carbono (CO) liga-se à hemoglobina de maneira estável, impedindo-a de se ligar ao gás oxigênio e transportá-lo.
9. e
Na
coagulação, as plaquetas liberam tromboplastina, que, na presença de íons cálcio, estimula a conversão da protrombina em trombina. Esta última age na conversão de fibrinogênio, proteína solúvel, em fibrina, proteína insolúvel que forma uma rede na qual ficam retidos os elementos figurados do sangue, a qual é chamada coágulo.
10. b
II.
A pressão sanguínea não é igual em todo o sistema cardiovascular, ela vai diminuindo à medida que o sangue se afasta do coração.
V
. Nas grandes artérias, a pressão é maior do que nas veias.
11. a) O fluxo sanguíneo nas artérias diminui ou até mesmo pode ser interrompido, pois as placas de gordura criam um obstáculo à passagem do sangue.
b)
As artérias dilatam-se, graças à musculatura lisa e fibras elásticas presentes na sua parede.
12. a) A hemoglobina fetal possui maior afinidade pelo oxigênio do que a hemoglobina adulta.
b)
A maior afinidade da hemoglobina fetal é necessária para garantir a captação de gás oxigênio pelo embrião, a partir do sangue materno, nos mamíferos placentários.
13. a) A substância A é a amônia, B é a ureia e C é o ácido úrico.
b)
Os mamíferos excretam principalmente ureia (B).
c)
O ácido úrico é praticamente insolúvel em água e possui baixa toxicidade, permitindo melhor adaptação dos animais ao ambiente terrestre.
14. c
O
ácido úrico, pouco tóxico e insolúvel, é excretado por répteis e aves. Mamíferos excretam ureia. Amônia é a mais tóxica e a mais solúvel em água.
15. e
I. O suor, eliminado por aberturas das glândulas sudoríparas na epiderme, não possui quantidade significativa de ureia.
III. As fezes não contêm ureia, mas, sim, restos de alimentos não digeridos.
16. a
Os
peixes ósseos marinhos perdem água por osmose, pois são menos concentrados do que a água do mar. Para compensar, bebem água salgada e eliminam o excesso de sal através das brânquias, por transporte ativo.
17. c
A
s proteínas e os ácidos nucleicos, ao serem digeridos, originam, respectivamente, aminoácidos (R) e bases nitrogenadas (S).
A amônia (X) é excretada por peixes ósseos e anfíbios na fase larval. A ureia (Y) é excretada por mamíferos, peixes cartilaginosos e anfíbios adultos. O ácido úrico (Z) é excretado por aves e répteis.
18. d
A
composição da urina de uma pessoa saudável inclui, principalmente, água, sais minerais e ureia. Na bexiga urinária não ocorre reabsorção de água. A filtração do sangue ocorre nos glomérulos renais. O filtrado glomerular de uma pessoa saudável não deve conter proteínas.
4
19. a) Urina
b)
Porque a glicose vai sendo reabsorvida à medida que o filtrado glomerular percorre o túbulo de néfron.
20. a
II. O consumo de peixe cru aumentaria a produção de ureia e, além disso, o ácido úrico é praticamente insolúvel em água.
III. Consumir água salgada tornaria o sangue hipertônico, desidratando os tecidos corporais.
21. b
A
urina do indivíduo A deve ter maior concentração de ureia graças ao catabolismo das proteínas, ingeridas por esse indivíduo em maior quantidade. Em indivíduos metabolicamente normais, não deve haver glicose na urina.
22. e
O
hormônio antidiurético (ADH) faz com que os túbulos renais reabsorvam mais água, tornando a urina mais concentrada e menos volumosa.
23. a) São anormais as amostras B (que possui glicose) e C (que contém proteínas).
b)
O resultado da amostra B indica anormalidade do túbulo renal (que não reabsorve completamente a glicose) ou concentração excessiva de glicose no sangue (que supera a capacidade máxima de reabsorção do túbulo). O resultado da amostra C relaciona-se com anormalidade do glomérulo renal (que permite a passagem de proteínas, o que normalmente não ocorre).
24. a
A
dilatação da arteríola aferente e a constrição da arteríola renal eferente aumentam a pressão sanguínea nos capilares do glomérulo renal. Com isso, aumenta a taxa de filtração glomerular e, consequentemente, a formação de urina. A perda de maior volume de líquido reduz a pressão arterial.Capítulo 3

terça-feira, 1 de maio de 2012

Anexos embrionários

Meiose

Reino Vegetal

Espermatogênese

Espermato
View more PowerPoint from letyap

Ovogênese

Membrana
View more PowerPoint from letyap
Membrana
View more PowerPoint from letyap

Núcleo

Aves

Aves
View more presentations from letyap.

Mamíferos

Gabarito Tarefa proposta Capítulo 1 caderno 7 2ºano

Tarefa proposta
1. d
A
partir das informações contidas no texto e na tabela, pode--se concluir que a combinação de arroz com feijão contém energia, nutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) e não possui colesterol. O principal carboidrato contido no arroz e no feijão é o amido. O arroz é menos calórico do que o feijão. As proteínas do arroz são pobres no aminoácido lisina, que é abundante no feijão. Duas colheres de arroz e três de feijão possuem 256 calorias, enquanto três colheres de arroz e duas de feijão têm 239 calorias.
2. A curva I representa a digestão das proteínas do filé de frango, que tem início no estômago sob ação da pepsina do suco gástrico, continua no duodeno sob ação da tripsina e da quimotripsina do suco pancreático e termina com a ação das peptidases presentes no suco entérico. A curva II representa a digestão do amido presente na batata frita, que tem início na boca sob ação da amilase salivar, continua no duodeno sob ação da amilase pancreática e termina com a ação da maltase do suco entérico.
3. e
O
s dados da tabela mostram-nos que a quantidade de colesterol na pele do frango é muito elevada e que a quantidade de água no toucinho é reduzida, já que este não apresenta diferenças significativas na taxa relativa de colesterol, quando se encontra cru ou cozido.
I. A carne branca de frango cozido tem mais colesterol do que o toucinho.
II. 100 g de contrafilé cru possuem 51 mg de colesterol, ou seja, em torno de 5% de sua massa.
4. a
O
fígado (5) produz e secreta bile contendo bicarbonato. O intestino delgado (4) possui vilosidades e microvilosidades que aumentam a superfície de absorção de nutrientes. O estômago (1)
1
biologia
A
vida dos animais
secreta suco gástrico com a enzima pepsina, que inicia a digestão de proteínas. O pâncreas (2) produz suco pancreático, secreção rica em enzimas digestivas. O baço não participa de funções digestivas.
5. b
N
o duodeno, desembocam ductos provenientes da vesícula biliar e do pâncreas.
6. c
De
maneira geral, a principal mudança na alimentação após a cirurgia é uma diminuição importante na quantidade de alimentos consumidos diariamente, pois, por causa da redução do estômago, o indivíduo se sente satisfeito (saciado) com menor quantidade de alimento ingerido.
7. c
A
digestão do pão começa na boca, sob ação da ptialina ou amilase salivar. O bife, rico em proteínas, começa a ser digerido no estômago pela pepsina presente no suco gástrico. O fígado produz bile, que emulsifica as gorduras da manteiga e facilita a ação da lipase do suco pancreático.
8. d
O
amido (I) é o substrato sobre o qual atua a ptialina ou amilase salivar. A pepsina (II) é a enzima que atua em pH ácido sobre proteínas, é sintetizada por glândulas na parede do estômago (III) e atua no próprio estômago. A tripsina atua em pH básico (IV) sobre proteínas, é sintetizada no pâncreas e atua no duodeno (V).
9. d
O
estômago dos mamíferos ruminantes é dividido em quatro compartimentos. Portanto, os herbívoros representados não são ruminantes, mas podem ser cavalos e coelhos, que possuem um longo apêndice cecal para a digestão da celulose presente em sua dieta.
10. b
O
s lipídios são digeridos no intestino delgado sob ação da lipase pancreática produzida no pâncreas. O suco pancreático, que possui pH alcalino, contém as enzimas nucleases, que participam da conversão dos ácidos nucleicos (DNA e RNA) em nucleotídios.
11. d
A
bile produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar não apresenta enzimas. É uma mistura de sais que emulsificam as gorduras (efeito detergente).
12. c
O
rúmen ou pança dos ruminantes e o ceco dos roedores são estruturas que possuem microrganismos (bactérias e/ou protozoários), em associação de mutualismo, capazes de produzir a enzima celulase, fundamental para a digestão da celulose presente na dieta desses herbívoros.
13. I-e; II-h; III-g; IV-c; V-d; VI-b; VII-a; VIII-f
14. a
A
atmosfera de La Paz, cidade situada a 3.700 metros de altitude, quando comparada à das cidades brasileiras, de menor altitude, apresenta menor pressão e menor quantidade absoluta de oxigênio.
15. a
O
ritmo respiratório é controlado pelo bulbo raquidiano, ou medula oblonga, estimulado por regiões localizadas nas artérias carótidas e na aorta. Essas regiões são sensíveis à variação da concentração de gás carbônico na corrente sanguínea. Quando a quantidade desse gás aumenta, o ritmo respiratório acelera.
16. d
A
s trocas gasosas ocorrem nos peixes por difusão nos filamentos branquiais das guelras. Nas planárias e nas minhocas, ocorre por difusão pela superfície corporal. Nos insetos, as traqueias levam o ar diretamente às células, sem participação da circulação. Nas aves, os sacos aéreos não realizam trocas gasosas, que ocorrem por meio dos pulmões.
17. a) As brânquias (a) e a superfície do corpo (d) captam o gás oxigênio dissolvido na água. Os pulmões (b), as traqueias (c) e a superfície do corpo (d) captam o gás oxigênio do ar.
b)
Branquial (a): camarão.
Traqueal (c): barata.
Superfície do corpo (d): minhoca (cutânea) e medusa (difusão).
c)
O
s sapos, na fase adulta, obtêm gás oxigênio através da superfície do corpo (respiração cutânea).
18. d
Na
expiração humana, o diafragma relaxa e levanta, os músculos intercostais relaxam e as costelas descem, a caixa torácica diminui de volume e pressiona os pulmões, fazendo o ar sair.
19. a
Ao
final de uma expiração forçada, ainda permanece nos pulmões um volume residual de 1,2 L de ar. Portanto, nunca se consegue encher os pulmões com ar completamente renovado.
A expiração forçada, após uma inspiração forçada, retira 3,8 L de ar dos pulmões. A expiração ocorre pelo relaxamento simultâneo do diafragma e dos músculos intercostais. O ar inspirado passa pela cavidade nasal, faringe, laringe, brônquios, bronquíolos e alvéolos, onde ocorre a hematose. Quando o pH do sangue diminui (acidose), o ritmo respiratório aumenta.
20. a) Durante o período em que o mergulhador ficou sem oxigênio, a concentração de gás carbônico aumentou, ocasionando a formação de ácido carbônico e a diminuição do pH do sangue. Essa acidose sanguínea estimulou o centro respiratório, localizado na medula oblonga (bulbo raquidiano) do sistema nervoso central, que, por sua vez, enviou impulsos nervosos para o diafragma e para os músculos intercostais, provocando aumento da frequência e do ritmo respiratórios.
2
b) A eliminação de gás carbônico provoca o aumento do pH do
sangue (alcalose), inibindo o centro respiratório, que comanda
a diminuição gradual da frequência e do ritmo respiratórios.
21. Uma resposta possível é:
Inspiração Expiração
A garrafa pet corresponde ao tórax; a membrana de borracha
substituindo o fundo da garrafa corresponde ao diafragma; o tubo
de vidro na rolha colocada no gargalo da garrafa, à traqueia, e a
bexiga dentro da garrafa, ao pulmão.
22. A obtenção de oxigênio suficiente para o voo, atividade de elevada
demanda energética, é possível graças ao sistema respiratório
traqueal, no qual o oxigênio alcança as células por meio de uma
extensa rede de túbulos, independentemente do sistema de
distribuição do sangue, que não transporta gases respiratórios.
23. d
O ar que sai dos pulmões possui gás carbônico em maior quantidade
do que o ar atmosférico; por isso, forma-se o carbonato de
bário ao se soprar com um canudinho de plástico uma solução
transparente de hidróxido de bário.
24. a) Os íons bicarbonato do plasma unem-se aos íons hidrogênio
formando o ácido carbônico, que se dissocia em
gás carbônico e água (HCO3¯ + H+ w H2CO3 w H2O + CO2).
O gás carbônico difunde-se para o ar alveolar.
b) A expiração forçada remove grandes quantidades de gás carbônico,
diminuindo consideravelmente a concentração sanguínea
desse gás e tornando o pH plasmático mais básico (alcalose).
c) O aumento do pH sanguíneo (alcalose) diminui o ritmo e
a frequência respiratória, ao inibir o centro respiratório
localizado na medula oblonga (bulbo raquidiano).

Gabarito Tarefa Proposta Capítulo 4 2º ano

Tarefa proposta
1. a
2. a
3. Os anfíbios apresentam respiração cutânea e, para realizarem trocas gasosas através da pele, necessitam mantê-la sempre úmida. Além disso, sua fecundação é externa, e como os gametas são liberados na água, não sofrem desidratação.
4. e
5. a) São os ágnatos (classe Agnatha). Exemplos: lampreia e peixe-bruxa.
b)
A presença de mandíbula aumenta a eficiência da predação e da trituração dos alimentos.
6. d
Q
uando o peixe nada em direção à superfície, a pressão da água diminui, o que tende a expandir a bexiga natatória. A remoção
6
de gás da bexiga, com redução de seu volume, permite que a densidade do peixe fique igual à da água ao seu redor.
7. b
8. d
A
adaptação dos anfíbios ao ambiente terrestre poderia ser considerada completa se a fecundação ocorresse internamente, com a deposição dos espermatozoides diretamente no corpo da fêmea.
9. a) Nas florestas.
b)
Dos citados, são os ecossistemas mais úmidos, condição necessária à sobrevivência desses animais (pelo tipo de epiderme, de respiração, de reprodução etc.).
10. a) Notocorda, fendas branquiais na faringe e tubo nervoso dorsal.
b)
Ágnatos: ausência de mandíbula; condrictes: esqueleto cartilaginoso; osteíctes: esqueleto ósseo.
c)
Anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
11. a) Os moluscos apresentam o corpo mole dividido em cabeça, pé e massa visceral, possuem concha com manto e muitos apresentam a rádula.
b)
Os peixes ósseos apresentam bexiga natatória, brânquias recobertas por opérculo, fecundação externa e ânus. Os peixes cartilaginosos não possuem bexiga natatória, as brânquias abrem-se em fendas laterais e são descobertas, a fecundação é interna e possuem cloaca.
12. a) Características comuns entre cordados e invertebrados celomados: heterotróficos; multicelulares; tecidos verdadeiros; triblásticos; blástula e mórula no desenvolvimento embrionário; corpo segmentado ou metameria; deuterostomia; sistema digestório completo; cefalização do sistema nervoso, entre outras.
Características exclusivas dos cordados: notocorda ou corda dorsal; sistema nervoso dorsal ou tubo nervoso dorsal; fendas branquiais.
b)
Os tubarões conseguem manter sua posição na coluna d’água por meio dos altos teores de óleo no fígado, que, por apresentar densidade menor que a da água, contribui para a manutenção do equilíbrio e da flutuação do animal.
c)
As principais estruturas de defesa dos anfíbios são as glândulas de veneno encontradas na pele. Essas glândulas liberam o veneno somente quando comprimidas, o que ocorre quando esses animais são abocanhados por um predador.
13. a) Lombriga: filo Nematoda
Cobra-cega ou cobra-de-duas-cabeças: filo Chordata
Jararaca: filo Chordata
b
) O animal representado pelo número 3, ao adquirir os anexos embrionários citados, conquistou definitivamente o ambiente terrestre, pois o ovo independe de ser postado dentro da água para se desenvolver. Isso foi possível porque
o embrião se desenvolve dentro do ovo contendo o âmnio, que acumula água, necessária à sua hidratação e proteção contra impactos mecânicos. Ainda, o cório, que participa das trocas gasosas, junto à alantoide, que atua armazenando excretas.
14. d
15. a) A: saco vitelínico; B: cório; C: âmnio; D: embrião e E: alantoide. A partir desse tipo de ovo, surgem as estruturas identificadas por B, C e E.
b)
Fecundação interna.
16. a
17. b
P
ode-se dizer que os hominídeos (orangotango, gorila, chimpanzé e ser humano) possuem um ancestral comum.
18. V – V – F – F – F
III.
Na linha evolutiva, os anelídeos são os primeiros animais vasculares, isto é, dotados de sistema cardiovascular.
IV
. Nos mamíferos, a artéria pulmonar conduz o sangue venoso até os pulmões.
V
. As aves não apresentam diafragma.
19. d 20. d
21. a
A
ves excretam ácido úrico; peixes ósseos, amônia, e mamíferos, ureia.
22. a) A existência de pele fina, úmida e permeável à água e gases permite concluir que se trata de anfíbio. Pele espessa, seca, sem glândulas, fortemente queratinizada e impermeável é típica de réptil.
b)
Desenvolvimento em meio aquático, com o saco vitelínico como único anexo embrionário, caracteriza os anfíbios. Desenvolvimento em meio terrestre, no interior de ovo com casca e vários anexos embrionários, como o âmnio e a alantoide, além do saco vitelínico, é característica dos répteis.
23. a) Pertence à classe dos mamíferos (classe Mammalia).
b)
Presença de pelos e de secreção láctea.
c)
É a classe dos répteis (Reptilia), que também põem ovos.
24. c
7