Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de maio de 2012

Gabarito Tarefa proposta Capítulo 1 caderno 7 2ºano

Tarefa proposta
1. d
A
partir das informações contidas no texto e na tabela, pode--se concluir que a combinação de arroz com feijão contém energia, nutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) e não possui colesterol. O principal carboidrato contido no arroz e no feijão é o amido. O arroz é menos calórico do que o feijão. As proteínas do arroz são pobres no aminoácido lisina, que é abundante no feijão. Duas colheres de arroz e três de feijão possuem 256 calorias, enquanto três colheres de arroz e duas de feijão têm 239 calorias.
2. A curva I representa a digestão das proteínas do filé de frango, que tem início no estômago sob ação da pepsina do suco gástrico, continua no duodeno sob ação da tripsina e da quimotripsina do suco pancreático e termina com a ação das peptidases presentes no suco entérico. A curva II representa a digestão do amido presente na batata frita, que tem início na boca sob ação da amilase salivar, continua no duodeno sob ação da amilase pancreática e termina com a ação da maltase do suco entérico.
3. e
O
s dados da tabela mostram-nos que a quantidade de colesterol na pele do frango é muito elevada e que a quantidade de água no toucinho é reduzida, já que este não apresenta diferenças significativas na taxa relativa de colesterol, quando se encontra cru ou cozido.
I. A carne branca de frango cozido tem mais colesterol do que o toucinho.
II. 100 g de contrafilé cru possuem 51 mg de colesterol, ou seja, em torno de 5% de sua massa.
4. a
O
fígado (5) produz e secreta bile contendo bicarbonato. O intestino delgado (4) possui vilosidades e microvilosidades que aumentam a superfície de absorção de nutrientes. O estômago (1)
1
biologia
A
vida dos animais
secreta suco gástrico com a enzima pepsina, que inicia a digestão de proteínas. O pâncreas (2) produz suco pancreático, secreção rica em enzimas digestivas. O baço não participa de funções digestivas.
5. b
N
o duodeno, desembocam ductos provenientes da vesícula biliar e do pâncreas.
6. c
De
maneira geral, a principal mudança na alimentação após a cirurgia é uma diminuição importante na quantidade de alimentos consumidos diariamente, pois, por causa da redução do estômago, o indivíduo se sente satisfeito (saciado) com menor quantidade de alimento ingerido.
7. c
A
digestão do pão começa na boca, sob ação da ptialina ou amilase salivar. O bife, rico em proteínas, começa a ser digerido no estômago pela pepsina presente no suco gástrico. O fígado produz bile, que emulsifica as gorduras da manteiga e facilita a ação da lipase do suco pancreático.
8. d
O
amido (I) é o substrato sobre o qual atua a ptialina ou amilase salivar. A pepsina (II) é a enzima que atua em pH ácido sobre proteínas, é sintetizada por glândulas na parede do estômago (III) e atua no próprio estômago. A tripsina atua em pH básico (IV) sobre proteínas, é sintetizada no pâncreas e atua no duodeno (V).
9. d
O
estômago dos mamíferos ruminantes é dividido em quatro compartimentos. Portanto, os herbívoros representados não são ruminantes, mas podem ser cavalos e coelhos, que possuem um longo apêndice cecal para a digestão da celulose presente em sua dieta.
10. b
O
s lipídios são digeridos no intestino delgado sob ação da lipase pancreática produzida no pâncreas. O suco pancreático, que possui pH alcalino, contém as enzimas nucleases, que participam da conversão dos ácidos nucleicos (DNA e RNA) em nucleotídios.
11. d
A
bile produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar não apresenta enzimas. É uma mistura de sais que emulsificam as gorduras (efeito detergente).
12. c
O
rúmen ou pança dos ruminantes e o ceco dos roedores são estruturas que possuem microrganismos (bactérias e/ou protozoários), em associação de mutualismo, capazes de produzir a enzima celulase, fundamental para a digestão da celulose presente na dieta desses herbívoros.
13. I-e; II-h; III-g; IV-c; V-d; VI-b; VII-a; VIII-f
14. a
A
atmosfera de La Paz, cidade situada a 3.700 metros de altitude, quando comparada à das cidades brasileiras, de menor altitude, apresenta menor pressão e menor quantidade absoluta de oxigênio.
15. a
O
ritmo respiratório é controlado pelo bulbo raquidiano, ou medula oblonga, estimulado por regiões localizadas nas artérias carótidas e na aorta. Essas regiões são sensíveis à variação da concentração de gás carbônico na corrente sanguínea. Quando a quantidade desse gás aumenta, o ritmo respiratório acelera.
16. d
A
s trocas gasosas ocorrem nos peixes por difusão nos filamentos branquiais das guelras. Nas planárias e nas minhocas, ocorre por difusão pela superfície corporal. Nos insetos, as traqueias levam o ar diretamente às células, sem participação da circulação. Nas aves, os sacos aéreos não realizam trocas gasosas, que ocorrem por meio dos pulmões.
17. a) As brânquias (a) e a superfície do corpo (d) captam o gás oxigênio dissolvido na água. Os pulmões (b), as traqueias (c) e a superfície do corpo (d) captam o gás oxigênio do ar.
b)
Branquial (a): camarão.
Traqueal (c): barata.
Superfície do corpo (d): minhoca (cutânea) e medusa (difusão).
c)
O
s sapos, na fase adulta, obtêm gás oxigênio através da superfície do corpo (respiração cutânea).
18. d
Na
expiração humana, o diafragma relaxa e levanta, os músculos intercostais relaxam e as costelas descem, a caixa torácica diminui de volume e pressiona os pulmões, fazendo o ar sair.
19. a
Ao
final de uma expiração forçada, ainda permanece nos pulmões um volume residual de 1,2 L de ar. Portanto, nunca se consegue encher os pulmões com ar completamente renovado.
A expiração forçada, após uma inspiração forçada, retira 3,8 L de ar dos pulmões. A expiração ocorre pelo relaxamento simultâneo do diafragma e dos músculos intercostais. O ar inspirado passa pela cavidade nasal, faringe, laringe, brônquios, bronquíolos e alvéolos, onde ocorre a hematose. Quando o pH do sangue diminui (acidose), o ritmo respiratório aumenta.
20. a) Durante o período em que o mergulhador ficou sem oxigênio, a concentração de gás carbônico aumentou, ocasionando a formação de ácido carbônico e a diminuição do pH do sangue. Essa acidose sanguínea estimulou o centro respiratório, localizado na medula oblonga (bulbo raquidiano) do sistema nervoso central, que, por sua vez, enviou impulsos nervosos para o diafragma e para os músculos intercostais, provocando aumento da frequência e do ritmo respiratórios.
2
b) A eliminação de gás carbônico provoca o aumento do pH do
sangue (alcalose), inibindo o centro respiratório, que comanda
a diminuição gradual da frequência e do ritmo respiratórios.
21. Uma resposta possível é:
Inspiração Expiração
A garrafa pet corresponde ao tórax; a membrana de borracha
substituindo o fundo da garrafa corresponde ao diafragma; o tubo
de vidro na rolha colocada no gargalo da garrafa, à traqueia, e a
bexiga dentro da garrafa, ao pulmão.
22. A obtenção de oxigênio suficiente para o voo, atividade de elevada
demanda energética, é possível graças ao sistema respiratório
traqueal, no qual o oxigênio alcança as células por meio de uma
extensa rede de túbulos, independentemente do sistema de
distribuição do sangue, que não transporta gases respiratórios.
23. d
O ar que sai dos pulmões possui gás carbônico em maior quantidade
do que o ar atmosférico; por isso, forma-se o carbonato de
bário ao se soprar com um canudinho de plástico uma solução
transparente de hidróxido de bário.
24. a) Os íons bicarbonato do plasma unem-se aos íons hidrogênio
formando o ácido carbônico, que se dissocia em
gás carbônico e água (HCO3¯ + H+ w H2CO3 w H2O + CO2).
O gás carbônico difunde-se para o ar alveolar.
b) A expiração forçada remove grandes quantidades de gás carbônico,
diminuindo consideravelmente a concentração sanguínea
desse gás e tornando o pH plasmático mais básico (alcalose).
c) O aumento do pH sanguíneo (alcalose) diminui o ritmo e
a frequência respiratória, ao inibir o centro respiratório
localizado na medula oblonga (bulbo raquidiano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário