Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Gabarito Tarefa Proposta Capítulo 3 - 2ºano

Tarefa proposta
1. a
A
dilatação das pupilas e dos brônquios é controlada pelo sistema nervoso simpático.
2. c
O
cérebro (3) é responsável pelo controle das emoções, pela percepção sensorial e pelo controle motor. A medula oblonga
(ou bulbo raquidiano) (2) faz o controle da respiração, da digestão e dos batimentos cardíacos. O cerebelo (1) é responsável pelo controle do equilíbrio e pelo tônus muscular.
3. c
A
coluna vertebral sustenta e protege a medula espinhal, cuja lesão pode levar à paralisia, pois a medula é a via de passagem de informações do encéfalo para a periferia, e vice-versa.
4. c
O
cerebelo é a região do sistema nervoso central relacionada com a coordenação motora e a manutenção do equilíbrio.
5. a) A interrupção no ponto A (que corresponde à fibra do neurônio sensitivo) provoca perda da sensibilidade aos estímulos provenientes daquela área da pele.
b)
A estrutura B é a fibra motora de um neurônio motor.
c)
A letra C indica uma sinapse.
6. c
II. Em exame de reflexo patelar, ao se bater com um martelo no joelho, os dendritos dos neurônios sensitivos são excitados e, imediatamente, os axônios conduzem o impulso até à medula espinal.
6
7. a
O
neurônio de associação localiza-se na substância cinzenta e o corpo celular do neurônio sensorial localiza-se no gânglio da raiz dorsal.
8. c
Numa
pessoa em situação de perigo, o sistema nervoso autônomo simpático é estimulado, e este libera adrenalina, que provoca, entre outros efeitos, a aceleração do ritmo cardíaco.
9. a
O
sistema nervoso periférico é dividido em somático (1) e autônomo. O principal mediador químico sináptico do simpático é a noradrenalina (2) e do parassimpático é a acetilcolina (3).
10. a) Ocorrerá predatismo nos aquários I e III, em que as presas poderão ser vistas pelo predador.
b)
Ocorrerá predatismo nos aquários I e II, em que o odor das presas poderá ser percebido pelo predador.
c)
Conclui-se que as piranhas utilizam o olfato, pois, ainda que o ambiente esteja iluminado e as presas visíveis, não ocorre predatismo.
11. a) Córnea, humor aquoso, orifício da íris, lente (ou cristalino), corpo (ou humor) vítreo, retina.
b)
As células fotorreceptoras localizam-se na retina e denominam-se cones e bastonetes.
12. a) Ao aumento da pressão atmosférica.
b)
A membrana timpânica.
c)
Essas manobras abrem a tuba auditiva. A entrada de ar na orelha média, através da tuba auditiva, iguala as pressões sobre as faces interna e externa do tímpano, que volta a vibrar normalmente.
13. Na retina, sob baixa luminosidade, não se excitam os cones (responsáveis pela percepção de cores), apenas os bastonetes, que, embora muito sensíveis à luz, não têm sensibilidade a cores.
14. a
A
ocitocina, liberada pela neuro-hipófise, desencadeia o trabalho de parto, por promover as contrações uterinas. A somatotrofina ou hormônio de crescimento (GH) é liberada pela adeno-hipófise. A insulina é liberada pela porção endócrina do pâncreas. A adrenalina eleva a pressão arterial. Os estrógenos são liberados pelos ovários nas fêmeas.
15. a) A hipófise secreta o hormônio de crescimento ou GH; portanto, o camundongo 2 cresceu normalmente, enquanto o 3, que teve a hipófise removida, praticamente não cresceu.
b)
O gene Z deve estar envolvido com a produção de GH; então, o camundongo 1 produz uma quantidade maior desse hormônio, pois possui uma cópia extra do gene Z e, portanto, apresenta maior crescimento que o camundongo 2.
16. a) Glândula tireoide e glândulas suprarrenais.
b)
A hipófise, também chamada de glândula mestra.
c)
O hipotálamo é a estrutura que estabelece a comunicação entre o sistema endócrino e o sistema nervoso.
17. a) O hormônio que atua nos rins, regulando a reabsorção de água, é o hormônio antidiurético (ADH) ou vasopressina.
b)
O ADH é sintetizado no hipotálamo e secretado pela neuro--hipófise.
c)
O etanol age como diurético porque inibe a secreção de ADH e, consequentemente, aumenta a produção de urina.
18. a
O
aumento da perda de água por transpiração aumenta a concentração do plasma sanguíneo, o que estimula a secreção do hormônio antidiurético, que, por sua vez, aumenta a reabsorção renal de água, diminuindo a produção de urina.
19. a) Glândula tireoide.
b)
A glândula tireoide produz os hormônios tiroxina ou tetraiodotironina (T4) e tri-iodotironina (T3), que regulam o desenvolvimento e o metabolismo geral do organismo.
20. c
O
aumento da quantidade de cálcio no sangue estimula a glândula tireoide a produzir calcitonina, que, por sua vez, estimula a remoção de cálcio do sangue e sua deposição nos ossos. A consequente diminuição do cálcio no sangue inibe a produção de calcitonina pela glândula tireoide, caracterizando--se o mecanismo de feedback negativo.
21. a) A curva correspondente às medidas da pessoa diabética é a A, pois seus níveis de glicose no sangue são sempre mais elevados.
b)
O níveis estáveis de glicose na curva B devem-se à ação da insulina e do glucagon, hormônios pancreáticos que, respectivamente, reduzem e aumentam a glicemia.
22. b
O
aumento na concentração de glicose no sangue causa a elevação na secreção de insulina, que estimula a absorção de glicose pelas células, e a diminuição na secreção de glucagon, que estimula a conversão de glicogênio em glicose. Dessa maneira, o teor de glicose no sangue, após uma refeição rica em carboidratos, aumenta e em seguida diminui.
23. a
A
insulina é o hormônio produzido e secretado pelo pâncreas, que controla o teor de glicose no sangue, e sua deficiência causa o diabetes melito. A tiroxina ou tetraiodotironina (T4) é produzida pela glândula tireoide, cujo aumento pela falta de iodo é conhecido como bócio.
24. a) Trata-se de um animal homeotérmico. À medida que a temperatura ambiente aumenta, o consumo de oxigênio (que reflete a taxa metabólica) diminui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário