Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de maio de 2012

Gabarito Tarefa Proposta Capítulo 4 2º ano

Tarefa proposta
1. a
2. a
3. Os anfíbios apresentam respiração cutânea e, para realizarem trocas gasosas através da pele, necessitam mantê-la sempre úmida. Além disso, sua fecundação é externa, e como os gametas são liberados na água, não sofrem desidratação.
4. e
5. a) São os ágnatos (classe Agnatha). Exemplos: lampreia e peixe-bruxa.
b)
A presença de mandíbula aumenta a eficiência da predação e da trituração dos alimentos.
6. d
Q
uando o peixe nada em direção à superfície, a pressão da água diminui, o que tende a expandir a bexiga natatória. A remoção
6
de gás da bexiga, com redução de seu volume, permite que a densidade do peixe fique igual à da água ao seu redor.
7. b
8. d
A
adaptação dos anfíbios ao ambiente terrestre poderia ser considerada completa se a fecundação ocorresse internamente, com a deposição dos espermatozoides diretamente no corpo da fêmea.
9. a) Nas florestas.
b)
Dos citados, são os ecossistemas mais úmidos, condição necessária à sobrevivência desses animais (pelo tipo de epiderme, de respiração, de reprodução etc.).
10. a) Notocorda, fendas branquiais na faringe e tubo nervoso dorsal.
b)
Ágnatos: ausência de mandíbula; condrictes: esqueleto cartilaginoso; osteíctes: esqueleto ósseo.
c)
Anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
11. a) Os moluscos apresentam o corpo mole dividido em cabeça, pé e massa visceral, possuem concha com manto e muitos apresentam a rádula.
b)
Os peixes ósseos apresentam bexiga natatória, brânquias recobertas por opérculo, fecundação externa e ânus. Os peixes cartilaginosos não possuem bexiga natatória, as brânquias abrem-se em fendas laterais e são descobertas, a fecundação é interna e possuem cloaca.
12. a) Características comuns entre cordados e invertebrados celomados: heterotróficos; multicelulares; tecidos verdadeiros; triblásticos; blástula e mórula no desenvolvimento embrionário; corpo segmentado ou metameria; deuterostomia; sistema digestório completo; cefalização do sistema nervoso, entre outras.
Características exclusivas dos cordados: notocorda ou corda dorsal; sistema nervoso dorsal ou tubo nervoso dorsal; fendas branquiais.
b)
Os tubarões conseguem manter sua posição na coluna d’água por meio dos altos teores de óleo no fígado, que, por apresentar densidade menor que a da água, contribui para a manutenção do equilíbrio e da flutuação do animal.
c)
As principais estruturas de defesa dos anfíbios são as glândulas de veneno encontradas na pele. Essas glândulas liberam o veneno somente quando comprimidas, o que ocorre quando esses animais são abocanhados por um predador.
13. a) Lombriga: filo Nematoda
Cobra-cega ou cobra-de-duas-cabeças: filo Chordata
Jararaca: filo Chordata
b
) O animal representado pelo número 3, ao adquirir os anexos embrionários citados, conquistou definitivamente o ambiente terrestre, pois o ovo independe de ser postado dentro da água para se desenvolver. Isso foi possível porque
o embrião se desenvolve dentro do ovo contendo o âmnio, que acumula água, necessária à sua hidratação e proteção contra impactos mecânicos. Ainda, o cório, que participa das trocas gasosas, junto à alantoide, que atua armazenando excretas.
14. d
15. a) A: saco vitelínico; B: cório; C: âmnio; D: embrião e E: alantoide. A partir desse tipo de ovo, surgem as estruturas identificadas por B, C e E.
b)
Fecundação interna.
16. a
17. b
P
ode-se dizer que os hominídeos (orangotango, gorila, chimpanzé e ser humano) possuem um ancestral comum.
18. V – V – F – F – F
III.
Na linha evolutiva, os anelídeos são os primeiros animais vasculares, isto é, dotados de sistema cardiovascular.
IV
. Nos mamíferos, a artéria pulmonar conduz o sangue venoso até os pulmões.
V
. As aves não apresentam diafragma.
19. d 20. d
21. a
A
ves excretam ácido úrico; peixes ósseos, amônia, e mamíferos, ureia.
22. a) A existência de pele fina, úmida e permeável à água e gases permite concluir que se trata de anfíbio. Pele espessa, seca, sem glândulas, fortemente queratinizada e impermeável é típica de réptil.
b)
Desenvolvimento em meio aquático, com o saco vitelínico como único anexo embrionário, caracteriza os anfíbios. Desenvolvimento em meio terrestre, no interior de ovo com casca e vários anexos embrionários, como o âmnio e a alantoide, além do saco vitelínico, é característica dos répteis.
23. a) Pertence à classe dos mamíferos (classe Mammalia).
b)
Presença de pelos e de secreção láctea.
c)
É a classe dos répteis (Reptilia), que também põem ovos.
24. c
7

Nenhum comentário:

Postar um comentário