Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Gabarito Tarefa proposta - Capítulo 2 - 2º ano

Tarefa proposta
1. a
As informações fornecidas correspondem aos sistemas
cardiovasculares de aves, peixes, répteis, mamíferos e
anfíbios.
3
2. b
Sistema
cardiovascular ausente e alimento distribuído diretamente da cavidade gastrovascular (I) ocorrem nos cnidários (U). Sistema cardiovascular ausente e alimento distribuído pelo intestino muito ramificado (II) ocorrem nos platelmintos (T).Sistema cardiovascular ausente e alimento distribuído pelo fluido da cavidade pseudocelomática ocorrem nos nematelmintos. Sistema cardiovascular presente, do tipo fechado, com vasos pulsáteis e sangue dotado de pigmentos respiratórios, ocorre nos anelídeos.Sistema cardiovascular presente, do tipo aberto, com coração e vasos sanguíneos, onde circula o fluido celômico, ocorre nos artrópodes.
O
s moluscos gastrópodes e bivalves possuem circulação aberta, enquanto os cefalópodes possuem circulação fechada.
3. d
No coração do sa
po há apenas um ventrículo, por onde passa tanto o sangue venoso quanto o arterial. No coração humano, há dois ventrículos: no direito passa sangue venoso e no esquerdo, sangue arterial.
4. e
A
s veias pulmonares carregam sangue arterial dos pulmões para o átrio esquerdo do coração, que é separado do ventrículo esquerdo pela valva bicúspide ou mitral (4).
5. a) 7 (ventrículo direito) e 8 (átrio direito) são câmaras onde passa sangue venoso com maior concentração de gás carbônico.
b)
4 (átrio esquerdo) e 8 (átrio direito) são câmaras que recebem sangue trazido pelas veias pulmonares e pelas veias cavas, respectivamente.
c)
3 (artéria pulmonar) é o vaso que leva sangue venoso para os pulmões.
d)
6 (ventrículo esquerdo) é a câmara que bombeia sangue arterial para o corpo através da artéria aorta.
6. Para qualquer valor de pressão parcial, a hemoglobina fetal possui maior afinidade pelo gás oxigênio do que a hemoglobina materna, garantindo assim sua transferência do sangue materno para o sangue fetal.
7. V – V – V – F – V
IV. A contração dos átrios, chamada de sístole atrial, provoca a saída do sangue para os ventrículos.
8. e
O
monóxido de carbono (CO) liga-se à hemoglobina de maneira estável, impedindo-a de se ligar ao gás oxigênio e transportá-lo.
9. e
Na
coagulação, as plaquetas liberam tromboplastina, que, na presença de íons cálcio, estimula a conversão da protrombina em trombina. Esta última age na conversão de fibrinogênio, proteína solúvel, em fibrina, proteína insolúvel que forma uma rede na qual ficam retidos os elementos figurados do sangue, a qual é chamada coágulo.
10. b
II.
A pressão sanguínea não é igual em todo o sistema cardiovascular, ela vai diminuindo à medida que o sangue se afasta do coração.
V
. Nas grandes artérias, a pressão é maior do que nas veias.
11. a) O fluxo sanguíneo nas artérias diminui ou até mesmo pode ser interrompido, pois as placas de gordura criam um obstáculo à passagem do sangue.
b)
As artérias dilatam-se, graças à musculatura lisa e fibras elásticas presentes na sua parede.
12. a) A hemoglobina fetal possui maior afinidade pelo oxigênio do que a hemoglobina adulta.
b)
A maior afinidade da hemoglobina fetal é necessária para garantir a captação de gás oxigênio pelo embrião, a partir do sangue materno, nos mamíferos placentários.
13. a) A substância A é a amônia, B é a ureia e C é o ácido úrico.
b)
Os mamíferos excretam principalmente ureia (B).
c)
O ácido úrico é praticamente insolúvel em água e possui baixa toxicidade, permitindo melhor adaptação dos animais ao ambiente terrestre.
14. c
O
ácido úrico, pouco tóxico e insolúvel, é excretado por répteis e aves. Mamíferos excretam ureia. Amônia é a mais tóxica e a mais solúvel em água.
15. e
I. O suor, eliminado por aberturas das glândulas sudoríparas na epiderme, não possui quantidade significativa de ureia.
III. As fezes não contêm ureia, mas, sim, restos de alimentos não digeridos.
16. a
Os
peixes ósseos marinhos perdem água por osmose, pois são menos concentrados do que a água do mar. Para compensar, bebem água salgada e eliminam o excesso de sal através das brânquias, por transporte ativo.
17. c
A
s proteínas e os ácidos nucleicos, ao serem digeridos, originam, respectivamente, aminoácidos (R) e bases nitrogenadas (S).
A amônia (X) é excretada por peixes ósseos e anfíbios na fase larval. A ureia (Y) é excretada por mamíferos, peixes cartilaginosos e anfíbios adultos. O ácido úrico (Z) é excretado por aves e répteis.
18. d
A
composição da urina de uma pessoa saudável inclui, principalmente, água, sais minerais e ureia. Na bexiga urinária não ocorre reabsorção de água. A filtração do sangue ocorre nos glomérulos renais. O filtrado glomerular de uma pessoa saudável não deve conter proteínas.
4
19. a) Urina
b)
Porque a glicose vai sendo reabsorvida à medida que o filtrado glomerular percorre o túbulo de néfron.
20. a
II. O consumo de peixe cru aumentaria a produção de ureia e, além disso, o ácido úrico é praticamente insolúvel em água.
III. Consumir água salgada tornaria o sangue hipertônico, desidratando os tecidos corporais.
21. b
A
urina do indivíduo A deve ter maior concentração de ureia graças ao catabolismo das proteínas, ingeridas por esse indivíduo em maior quantidade. Em indivíduos metabolicamente normais, não deve haver glicose na urina.
22. e
O
hormônio antidiurético (ADH) faz com que os túbulos renais reabsorvam mais água, tornando a urina mais concentrada e menos volumosa.
23. a) São anormais as amostras B (que possui glicose) e C (que contém proteínas).
b)
O resultado da amostra B indica anormalidade do túbulo renal (que não reabsorve completamente a glicose) ou concentração excessiva de glicose no sangue (que supera a capacidade máxima de reabsorção do túbulo). O resultado da amostra C relaciona-se com anormalidade do glomérulo renal (que permite a passagem de proteínas, o que normalmente não ocorre).
24. a
A
dilatação da arteríola aferente e a constrição da arteríola renal eferente aumentam a pressão sanguínea nos capilares do glomérulo renal. Com isso, aumenta a taxa de filtração glomerular e, consequentemente, a formação de urina. A perda de maior volume de líquido reduz a pressão arterial.Capítulo 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário