Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Gabarito Tarefa Proposta Capítulo 4 - 2º ano

Tarefa proposta
1. a) Lábios maiores, lábios menores, clitóris, vagina, útero, tubas uterinas e ovários.
b)
Estrógenos e progesterona.
c)
A prolactina estimula a produção de leite.
2. a) As glândulas anexas do sistema genital masculino são a próstata, as vesículas seminais e as glândulas bulbouretrais.
b
) A próstata libera uma secreção leitosa e alcalina que (1) neutraliza o pH ácido da vagina e facilita a mobilidade dos espermatozoides neste órgão. As vesículas seminais liberam um líquido nutritivo que irá (2) nutrir os espermatozoides ejaculados. As glândulas bulbouretrais liberam uma secreção lubrificante que (3) facilita a relação sexual, além de (4) limpar a uretra dos resíduos ácidos, de urina.
3. a) 1: LH (hormônio luteinizante), 2: FSH (hormônio foliculestimulante), 3: testosterona, 4: estrógenos, 5: progesterona.
b)
Durante toda a gestação, as concentrações de progesterona e estrógenos permanecem elevadas, impedindo a ocorrência da menstruação e de nova ovulação.
8
c)
Entre o 20º e o 25º dia do ciclo menstrual, uma mulher não grávida estará na fase lútea do ciclo ovariano e na fase secretora do ciclo uterino.
4. a
O
número 1 indica a vesícula seminal; o 2, a próstata; o 3, o epidídimo, e o 4, o testículo.
5 c
A
próstata libera uma secreção leitosa e alcalina que neutraliza o pH ácido da vagina e facilita a mobilidade dos espermatozoides nesse órgão.
6. e
No
ciclo menstrual há interações de hormônios hipofisários (hormônio foliculestimulante e hormônio luteinizante) com hormônios ovarianos (estrógenos e progesterona). No primeiro dia do ciclo menstrual, todos os hormônios estão em baixa concentração. A testosterona determina características sexuais secundárias masculinas. Com alta concentração de progesterona, a mulher não menstrua. A ovulação ocorre por volta do 14º dia num ciclo menstrual com duração de 28 dias.
7. e
Os hormônios ovarianos são os estr
ógenos e a progesterona.
8. a) A curva A corresponde aos estrógenos e a curva B ao hormônio progesterona. O nível desses dois hormônios permanecerá elevado se a mulher engravidar.
b)
O endométrio serve para a fixação, a proteção e a nutrição do embrião. A musculatura lisa do miométrio é responsável pelas contrações uterinas durante o trabalho de parto.
9. a
O
endométrio descama durante a menstruação e, em seguida, recupera sua espessura normal, graças à ação dos estrógenos. Quando o hormônio luteinizante atinge seu maior valor, ocorre a ovulação e, em seguida, forma-se o corpo lúteo. Os estrógenos estimulam a proliferação das células do endométrio, enquanto a progesterona acentua seu espessamento.
10. A ovulação ocorre no 14º dia do ciclo. De acordo com as informações do enunciado, a gravidez pode ocorrer entre cinco dias antes e dois dias depois do dia da ovulação.
11. b
II. A diminuição dos hormônios ovarianos, estrógenos e progesterona indica que não houve fecundação.
12. c
O
s hormônios que atuam no útero são estrógenos e progesterona. O hormônio A são os estrógenos, pois seu pico de produção ocorre antes da ovulação, que deve ocorrer por volta do 14º dia. O hormônio
B é a progesterona, com pico de produção após a ovulação.
13. a
Os
testes para diagnóstico de gestação, feitos por análise de sangue ou de urina, detectam a presença de gonadotrofina coriônica. A pílula anticoncepcional possui hormônios estrogênicos e progestogênicos sintéticos, que inibem a secreção dos hormônios hipofisários. Durante a gestação, os hormônios ovarianos (estrógenos e progesterona) permanecem em concentrações elevadas. Os hormônios hipofisários, FSH e LH, controlam a produção dos hormônios ovarianos, provocam a maturação de folículos e a ovulação.
14. e
A
leitora não está protegida de uma gravidez, pois estrógenos e progesterona em baixas concentrações e a intervalos irregulares não impedem a ovulação, havendo, então, o risco de engravidar.
15. c
O
dia mais provável de ocorrer fecundação é o 14º dia do ciclo menstrual, ou seja, nove dias depois do final da menstruação.
16. d
A
penas as medidas I, III e IV procuram integrar a ideia de cidadania e direitos aos temas da sexualidade. Uma proposta que procura integrar cidadania e sexualidade deve levar em consideração as diferenças de cultura, de raça, de pensamento, de opção sexual e de opinião do público-alvo.
17. a
A
camisinha, além de evitar a gravidez, ajuda a prevenir determinadas doenças sexualmente transmissíveis. O dispositivo intrauterino (DIU) não previne doenças sexualmente transmissíveis. O preservativo e a tabelinha não são métodos 100% eficazes. A laqueadura não bloqueia o fluxo menstrual.
18. a
Num
ciclo de 28 dias, a ovulação ocorre, aproximadamente, 14 dias depois do início da menstruação. O espermatozoide pode permanecer viável, no corpo feminino, por cerca de dois a três dias. Em caso de gravidez, o exame de urina, feito após alguns dias de atraso da menstruação, mostra níveis elevados de gonadotrofina coriônica (hCG).
19. Se a mulher fizer uso continuado da pílula, sem interrupções, não ocorrerá a menstruação, pois os níveis elevados dos hormônios estrógenos e progesterona manterão o endométrio espessado.
20. c
A
partir do dia 15, data provável da ovulação, o corpo lúteo passa a secretar quantidades crescentes de progesterona.
21. a) O provável dia de sua próxima ovulação é 20 de dezembro, pois, num ciclo de 28 dias, ela acontece 14 dias depois do início da menstruação, que ocorreu no dia 6 de dezembro.
9
b)
Sim, porque a mulher pode produzir dois ovócitos no mesmo ciclo menstrual, e cada ovócito pode ser fecundado por espermatozoides de homens diferentes.
c)
A vasectomia consiste na ligadura e secção dos ductos deferentes para impedir a saída de espermatozoides.
22. a) A tabelinha não é segura para evitar a gravidez, pois a determinação da data da ovulação é apenas uma estimativa, não uma certeza.
b)
O método da pílula anticoncepcional é diferenciado porque é o único que impede a ovulação.
23. A vasectomia impede a saída de espermatozoides na ejaculação. A ligação (ou laqueadura) das tubas uterinas impede a chegada dos espermatozoides até a porção distal das tubas, local onde normalmente ocorre a fecundação. O diafragma bloqueia a passagem dos espermatozoides da vagina (onde são depositados na relação sexual) para o interior do útero.
24. c
O
s métodos que impedem o encontro dos gametas são o uso de camisinha, o diafragma, a vasectomia e a laqueadura tubária. Os métodos que impedem a implantação do embrião no útero são o dispositivo intrauterino (DIU) e a pílula do dia seguinte. O método que previne a ovulação é a pílula anticoncepcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário