Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Gabarito Tarefa proposta 2º ano unidade 2

1. e
A
transmissão das enteroparasitoses é comum por causa da capacidade de as larvas de alguns helmintos migrarem através da pele da palma das mãos e planta dos pés e à falta de saneamento básico e tratamento adequado dos doentes.
Os ovos de helmintos são organismos que resistem aos processos de higienização mais simples, como uma rápida lavagem das mãos numa bacia com água.
2. d
3. b
Uma
pessoa, ao ingerir carne malcozida, contendo cisticercos, pode contrair a doença conhecida por teníase. No intestino do ser humano, o escólex sai do cisticerco, fixa-se à parede intestinal e passa a produzir proglótides.
4. a) Com a esquistossomose. Os caramujos são hospedeiros invertebrados do esquistossomo. A infecção de seres humanos geralmente ocorre em cursos de água contaminados com cercárias.
b)
Ausência de inimigos naturais (competidores, predadores e parasitas).
5. b
A
análise do gráfico permite observar que, nos horários entre as 19 horas de um dia até as 9 horas do dia seguinte, o percentual de cercárias é praticamente zero ou muito próximo dele. Portanto, o risco de infecção por essas larvas é praticamente nulo durante a noite e nas primeiras horas do dia.
6. a) A frase refere-se à infecção pelo Schistosoma mansoni.
b)
A infecção do ser humano geralmente ocorre em lagos e açudes em cuja água existem as cercárias, as larvas liberadas pelos caramujos que são hospedeiros intermediários do Schistosoma mansoni. A penetração ativa das larvas através da pele humana provoca uma espécie de dermatite, caracterizada por forte prurido (coceira).
7. a) Não. Pessoas infectadas por tênias eliminam proglotes, que são fragmentos que se desprendem do corpo do parasita, que permanece no intestino.
b)
O parasita é uma tênia ou solitária (gênero Taenia), que pertence ao filo dos platelmintos (filo Platyhelminthes).
8. d
Com
exceção do Schistosoma mansoni, a maioria dos Trematoda se reproduz assexuadamente, o que aumenta as chances de esses representantes alcançarem novos hospedeiros.
9. b
A
cisticercose ocorre quando o ser humano ingere ovos de Taenia pela água ou quando come verduras cruas mal higienizadas. Nesse caso, os ovos rompem-se no intestino, liberando as larvas, que penetram na corrente sanguínea, instalam-se em algum órgão e se desenvolvem, originando os cisticercos. Nos casos mais graves, os cisticercos instalam-se no sistema nervoso central, particularmente no encéfalo, provocando dor de cabeça, convulsões e distúrbios psíquicos.
10. A ingestão de carne de porco crua ou malpassada com cisticercos provoca uma moléstia intestinal denominada teníase. A cisticercose adquire-se pela ingestão de ovos do parasita, geralmente veiculados por água ou alimentos.
11. a) Obtém energia pela fermentação, mecanismo que não depende da presença de oxigênio.
b)
Torna maior a probabilidade de sucesso reprodutivo, pois não depende do encontro de dois animais, um macho e uma fêmea.
3
12. d
Os
ovos de Ascaris lumbricoides podem ser ingeridos com água ou alimentos contaminados ou podem ser levados à boca pelas mãos da própria pessoa. As larvas do Ancylostoma duodenale entram ativamente pela pele.
13. Os ovos do parasita Ascaris lumbricoides são eliminados com as fezes do indivíduo infectado. Em locais quentes e úmidos, desenvolve-se uma larva, que permanece dentro do ovo.
A infecção ocorre por ingestão de ovos em água ou alimentos, principalmente verduras. No intestino delgado, os ovos liberam as larvas, que penetram através da parede do intestino e alcançam a corrente sanguínea. Passam pelo coração e seguem para os pulmões. As larvas chegam à faringe, de onde são eliminadas com a expectoração ou deglutidas; passando pelo estômago, atingem o intestino delgado, onde completam seu desenvolvimento, convertendo-se em adultos.
14. a
A
filaríase, a ancilostomíase e a ascaridíase são doenças provocadas respectivamente pelos nematódeos: Wuchereria bancrofti, Ancylostoma duodenale e Ascaris lumbricoides.
15. d
II.
Insetos do gênero Aedes sp. são os principais vetores da dengue no Brasil. Nesse caso, as fêmeas desse inseto têm o hábito de sugar o sangue do hospedeiro, transmitindo o agente infeccioso viral.
I
II. Alguns hemípteros do gênero Triatoma sp. são conhecidos transmissores do protozoário flagelado Trypanosoma cruzi, causador da doença conhecida como doença de Chagas. O combate ao barbeiro é fundamental no combate a essa doença.
16. d
A
veiculação dos ovos do parasita por insetos domésticos (moscas e baratas) é uma das formas de infecção da ascaridíase.
17. b
18. e
II.
Ancylostoma duodenale é o agente causador das doenças ancilostomose ou ancilostomíase, amarelão ou opilação. Tricocefalíase é causada pelo Trichuris trichiura, um nematódeo com ciclo de vida muito semelhante ao do Ascaris lumbricoides.
IV
. Strongiloides stercoralis está relacionado à estrongiloidíase.
19. a) Esquistossomose, ancilostomíase (ou amarelão), teníase e oxiuríase (ou enterobíase).
b)
S. mansoni e T. solium são platelmintos; A. duodenale e E. vermicularis são nematódeos.
c)
S. mansoni (caramujos planorbídeos) e T. solium (suínos).
d
) Esquistossomose: penetração ativa das cercárias através da pele; ancilostomíase: penetração ativa de larvas através da pele; teníase: ingestão de carne de porco contendo cisticercos; oxiuríase: ingestão de ovos do parasita.
20. b
Os
ovos dos ancilostomídeos, eliminados com as fezes de uma pessoa infectada, em local quente e úmido, liberam larvas, que entrarão ativamente pela pele de outra pessoa. Daí, a importância da construção de fossas sépticas.
21. a) Os gatos são hospedeiros definitivos do Ancylostoma braziliense; os seres humanos, seus hospedeiros intermediários.
b)
As larvas desse parasita formam, sob a pele, lesões que se assemelham às linhas de um mapa.
22. a
23. e
A ancilostomíase não é transmitida por insetos.
24. Soma = 5 (01 + 04)
O Ancylostoma duodenale e o Necator americanus são os vermes causadores do amarelão, cuja fase infectante é a larva filarioide. A Entamoeba histolytica e o Plasmodium vivax são os protozoários causadores da disenteria amebiana e da malária. A elefantíase é causada pelo nematódeo Wuchereria bancrofti.
A dengue e a febre amarela são doenças provocadas por vírus.

Gabarito Tarefa proposta 2º ano unidade 1

Tarefa proposta
1. c
2. e
I
I. A água entra pelos poros, circula pelo átrio e sai pelo ósculo.
3. a) São cnidários ou celenterados (filo Cnidaria) da classe dos hidrozoários (classe Hydrozoa).
b)
Quando um cnidócito é mecânica ou quimicamente estimulado, o opérculo do nematocisto se abre, e o filamento urticante se desenrola para fora, eliminando por sua extremidade uma substância tóxica que pode provocar a morte de pequenos organismos e irritações/queimaduras em seres humanos.
4. Não, o átrio não corresponde a uma cavidade digestória; é apenas um espaço interno por onde circula água.
5. d
No
ciclo de vida de algumas espécies de cnidários, há alternância de gerações ou metagênese. Por reprodução assexuada, os pólipos (forma fixa) originam medusas, que geram pólipos por reprodução sexuada.
6. a
7. Tomando como exemplo os cnidários, uma estratégia de obtenção de alimentos é a captura de pequenos peixes e crustáceos com o auxílio de tentáculos e de nematocistos. Os alimentos são parcialmente digeridos na cavidade gastrovascular (digestão extracelular), e sua digestão completa-se no interior de células (digestão intracelular).
8. Os recifes de corais funcionam como enormes “quebra-ondas”, protegendo as regiões costeiras da arrebentação e fornecendo abrigo e local de reprodução para numerosas espécies de peixes, moluscos, crustáceos e outros organismos. Por causa da existência de espécies mutualísticas de algas, são também um importante local de ocorrência da fotossíntese e, portanto, de fornecimento de alimentos para uma grande teia alimentar marinha.
1
biologia
diversidade animal
9. d
III.
O novo pólipo não é geneticamente igual aos da geração parental, pois foi formado por reprodução sexuada, ou seja, do encontro dos gametas masculinos e femininos.
10. b
Considerando
que entre os antozoários ocorre apenas a forma polipoide, na linhagem 1 não podemos considerar apenas a existência de fase medusoide. Os Hydrozoa (linhagem 4) apresentam predomínio da forma pólipo, mas alguns representantes apresentam as duas formas morfológicas em seu ciclo de vida. Os antozoários não apresentam a forma medusoide em seu ciclo de vida.
11. a) As enzimas presentes no cnidoblasto são sintetizadas pelos ribossomos aderidos ao retículo endoplasmático granuloso (retículo endoplasmático rugoso).
b)
O alimento capturado segue pela boca até a cavidade digestória, onde ocorre a digestão extracelular. Células da gastroderme absorvem os nutrientes e concluem a digestão intracelular do alimento. Os restos não digeridos são eliminados pela boca, por contrações do corpo. Os cnidários não apresentam sistema cardiovascular; assim, os nutrientes são distribuídos às células do corpo por difusão.
12. a) Esses animais fixos são filtradores e alimentam-se de detritos orgânicos que se precipitam sobre o leito oceânico vindos das camadas superficiais.
b)
Os destroços se encontram na zona afótica, ou seja, aquela em que a luz solar não consegue penetrar, o que impede o desenvolvimento de organismos fotossintetizantes.
13. b
As
três figuras referem-se a animais que apresentam três folhetos embrionários, mas com características diferenciadas. O primeiro exemplo é o de um animal acelomado (um platelminto). O segundo exemplo é o de um animal pseudocelomado (um nematelminto). O terceiro exemplo é o de um animal celomado (um anelídeo). No animal acelomado, todo o espaço entre tecidos derivados da ectoderme e da endoderme é preenchido por tecidos derivados da mesoderme. No animal pseudocelomado, a mesoderme delimita uma parte da cavidade, sendo a outra delimitada pela endoderme. O celoma só é verdadeiro quando é completamente revestido pela mesoderme.
14. b
I.
Os nematelmintos são geralmente dioicos, com reprodução sexuada e desenvolvimento indireto.
II.
Os platelmintos como as planárias podem apresentar desenvolvimento direto, ou seja, não há presença de um estágio larval no ciclo de vida.
III.
Os nematelmintos não possuem sistema cardiovascular, o pseudoceloma facilita a distribuição de substâncias, como nutrientes, resíduos e gases.
V
. Os platelmintos apresentam digestão extracelular e intracelular e sistema digestório incompleto, ou seja, a boca é a única abertura para o exterior e serve para a entrada dos alimentos e a eliminação dos restos alimentares.
15. Nas partes ventral e lateral das minhocas existem cerdas que servem de ponto de apoio quando o animal se desloca no solo. Os poliquetas apresentam, em cada anel, um par de parápodes, que auxiliam na locomoção. Os parápodes possuem muitas cerdas e uma musculatura, que permite certa movimentação. As minhocas têm respiração cutânea, e os poliquetas, respiração branquial. Os oligoquetas são monoicos, com desenvolvimento direto, e os poliquetas são dioicos, com desenvolvimento indireto (larva trocófora).
16. a
Uma
proteína presente no platelminto Schistosoma mansoni poderia ser introduzida no corpo humano, estimulando o sistema imune do hospedeiro. Assim, numa situação de infecção, o verme será reconhecido pelo organismo humano.
17. a) Pertencem ao filo Annelida.
b)
Corpo segmentado, sistema cardiovascular fechado, respiração branquial, parápodes com muitas cerdas.
c)
São a classe dos oligoquetas (classe Oligochaeta), como as minhocas, e a dos hirudíneos (classe Hirudinea), como as sanguessugas. Os oligoquetas possuem poucas cerdas, não têm brânquias nem parápodes. Os hirudíneos não têm cerdas nem brânquias e parápodes.
18. A: difusão; B: presente; C: protonefrídios (célula-flama); D: difusão.
19. a) A estrutura A é a faringe muscular, verdadeira bomba de sucção de alimentos; B é o papo, local de armazenamento temporário de alimentos; C é a moela, a câmara trituradora de alimentos; D é o intestino, local de absorção de nutrientes.
b)
As minhocas cavam túneis e galerias no solo, por onde o ar e a água penetram, facilitando o desenvolvimento das raízes das plantas. Além disso, ingerem material orgânico e eliminam fezes, contribuindo para a reciclagem da matéria, formação do húmus e fertilidade da terra.
20. I-D; II-E; III-C; IV-B; V-A
21. a
22. a
III. A excreção se faz por meio dos nefrídios (ou metanefrídios).
23. e
24. Em animais de grande porte, a distância entre as células e as superfícies de trocas de substâncias são maiores.
Os tubos internos facilitam a distribuição de substâncias entre as partes do corpo, a qual ocorre com velocidade maior do que ocorreria se dependesse apenas da difusão.