Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Gabarito Tarefa proposta 2º ano unidade 2

1. e
A
transmissão das enteroparasitoses é comum por causa da capacidade de as larvas de alguns helmintos migrarem através da pele da palma das mãos e planta dos pés e à falta de saneamento básico e tratamento adequado dos doentes.
Os ovos de helmintos são organismos que resistem aos processos de higienização mais simples, como uma rápida lavagem das mãos numa bacia com água.
2. d
3. b
Uma
pessoa, ao ingerir carne malcozida, contendo cisticercos, pode contrair a doença conhecida por teníase. No intestino do ser humano, o escólex sai do cisticerco, fixa-se à parede intestinal e passa a produzir proglótides.
4. a) Com a esquistossomose. Os caramujos são hospedeiros invertebrados do esquistossomo. A infecção de seres humanos geralmente ocorre em cursos de água contaminados com cercárias.
b)
Ausência de inimigos naturais (competidores, predadores e parasitas).
5. b
A
análise do gráfico permite observar que, nos horários entre as 19 horas de um dia até as 9 horas do dia seguinte, o percentual de cercárias é praticamente zero ou muito próximo dele. Portanto, o risco de infecção por essas larvas é praticamente nulo durante a noite e nas primeiras horas do dia.
6. a) A frase refere-se à infecção pelo Schistosoma mansoni.
b)
A infecção do ser humano geralmente ocorre em lagos e açudes em cuja água existem as cercárias, as larvas liberadas pelos caramujos que são hospedeiros intermediários do Schistosoma mansoni. A penetração ativa das larvas através da pele humana provoca uma espécie de dermatite, caracterizada por forte prurido (coceira).
7. a) Não. Pessoas infectadas por tênias eliminam proglotes, que são fragmentos que se desprendem do corpo do parasita, que permanece no intestino.
b)
O parasita é uma tênia ou solitária (gênero Taenia), que pertence ao filo dos platelmintos (filo Platyhelminthes).
8. d
Com
exceção do Schistosoma mansoni, a maioria dos Trematoda se reproduz assexuadamente, o que aumenta as chances de esses representantes alcançarem novos hospedeiros.
9. b
A
cisticercose ocorre quando o ser humano ingere ovos de Taenia pela água ou quando come verduras cruas mal higienizadas. Nesse caso, os ovos rompem-se no intestino, liberando as larvas, que penetram na corrente sanguínea, instalam-se em algum órgão e se desenvolvem, originando os cisticercos. Nos casos mais graves, os cisticercos instalam-se no sistema nervoso central, particularmente no encéfalo, provocando dor de cabeça, convulsões e distúrbios psíquicos.
10. A ingestão de carne de porco crua ou malpassada com cisticercos provoca uma moléstia intestinal denominada teníase. A cisticercose adquire-se pela ingestão de ovos do parasita, geralmente veiculados por água ou alimentos.
11. a) Obtém energia pela fermentação, mecanismo que não depende da presença de oxigênio.
b)
Torna maior a probabilidade de sucesso reprodutivo, pois não depende do encontro de dois animais, um macho e uma fêmea.
3
12. d
Os
ovos de Ascaris lumbricoides podem ser ingeridos com água ou alimentos contaminados ou podem ser levados à boca pelas mãos da própria pessoa. As larvas do Ancylostoma duodenale entram ativamente pela pele.
13. Os ovos do parasita Ascaris lumbricoides são eliminados com as fezes do indivíduo infectado. Em locais quentes e úmidos, desenvolve-se uma larva, que permanece dentro do ovo.
A infecção ocorre por ingestão de ovos em água ou alimentos, principalmente verduras. No intestino delgado, os ovos liberam as larvas, que penetram através da parede do intestino e alcançam a corrente sanguínea. Passam pelo coração e seguem para os pulmões. As larvas chegam à faringe, de onde são eliminadas com a expectoração ou deglutidas; passando pelo estômago, atingem o intestino delgado, onde completam seu desenvolvimento, convertendo-se em adultos.
14. a
A
filaríase, a ancilostomíase e a ascaridíase são doenças provocadas respectivamente pelos nematódeos: Wuchereria bancrofti, Ancylostoma duodenale e Ascaris lumbricoides.
15. d
II.
Insetos do gênero Aedes sp. são os principais vetores da dengue no Brasil. Nesse caso, as fêmeas desse inseto têm o hábito de sugar o sangue do hospedeiro, transmitindo o agente infeccioso viral.
I
II. Alguns hemípteros do gênero Triatoma sp. são conhecidos transmissores do protozoário flagelado Trypanosoma cruzi, causador da doença conhecida como doença de Chagas. O combate ao barbeiro é fundamental no combate a essa doença.
16. d
A
veiculação dos ovos do parasita por insetos domésticos (moscas e baratas) é uma das formas de infecção da ascaridíase.
17. b
18. e
II.
Ancylostoma duodenale é o agente causador das doenças ancilostomose ou ancilostomíase, amarelão ou opilação. Tricocefalíase é causada pelo Trichuris trichiura, um nematódeo com ciclo de vida muito semelhante ao do Ascaris lumbricoides.
IV
. Strongiloides stercoralis está relacionado à estrongiloidíase.
19. a) Esquistossomose, ancilostomíase (ou amarelão), teníase e oxiuríase (ou enterobíase).
b)
S. mansoni e T. solium são platelmintos; A. duodenale e E. vermicularis são nematódeos.
c)
S. mansoni (caramujos planorbídeos) e T. solium (suínos).
d
) Esquistossomose: penetração ativa das cercárias através da pele; ancilostomíase: penetração ativa de larvas através da pele; teníase: ingestão de carne de porco contendo cisticercos; oxiuríase: ingestão de ovos do parasita.
20. b
Os
ovos dos ancilostomídeos, eliminados com as fezes de uma pessoa infectada, em local quente e úmido, liberam larvas, que entrarão ativamente pela pele de outra pessoa. Daí, a importância da construção de fossas sépticas.
21. a) Os gatos são hospedeiros definitivos do Ancylostoma braziliense; os seres humanos, seus hospedeiros intermediários.
b)
As larvas desse parasita formam, sob a pele, lesões que se assemelham às linhas de um mapa.
22. a
23. e
A ancilostomíase não é transmitida por insetos.
24. Soma = 5 (01 + 04)
O Ancylostoma duodenale e o Necator americanus são os vermes causadores do amarelão, cuja fase infectante é a larva filarioide. A Entamoeba histolytica e o Plasmodium vivax são os protozoários causadores da disenteria amebiana e da malária. A elefantíase é causada pelo nematódeo Wuchereria bancrofti.
A dengue e a febre amarela são doenças provocadas por vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário