Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

Gabarito questão aprofundamento

Olá pessoal...segue o gabarito da lista de exercícios do aprofundamento
Gabarito: 

Resposta da questão 1: O amido presente no pão será digerido por enzimas presentes na boca e no intestino delgado (suco entérico e pancreático). As proteínas presentes na carne serão digeridas por enzimas presentes no estômago (suco gástrico) e intestino delgado (suco entérico e pancreático).  

Resposta da questão 2: O amido é digerido na boca sob a ação da ptialina produzida nas glândulas salivares e no intestino delgado sob a ação da amilase pancreática.  

Resposta da questão 3: a) Os vírus destroem as células responsáveis pela defesa orgânica das focas.
b) Macrófagos - fagocitose, Linfócitos - reconhecimento e produção de anticorpos.  

Resposta da questão 4: a) Enzima do suco gástrico: Pepsina. A degradação de proteínas no estômago resulta em moléculas menores denominadas peptídeos. Após a digestão dos peptídeos no intestino delgado formam-se os aminoácidos que podem ser absorvidos e utilizados pelo organismo.

b) Substrato: Lipídios
    Enzima: Lipase pancreática e Lipase entérica.  

Resposta da questão 5: a) Macrófagos são células fagocitárias. Linfócitos T reconhecem os antígenos "apresentados" pelos macrófagos e mediam a resposta imunológica através da liberação de linfocinas. Linfócitos B, ativados pelos linfócitos T, se dividem originando os plasmócitos produtores de anticorpos específicos.

b) A passagem e contato dos agentes infecciosos com os linfócitos presentes nos gânglios linfáticos induz a proliferação destes glóbulos brancos.  

Resposta da questão 6: a) A enzima A está atuando no estômago. Neste órgão, a atividade enzimática é influenciada pelo pH ácido, determinado pela intensa secreção de ácido clorídrico.

b) Tripsina, amilase e lipase pancreáticas são enzimas que atuam no duodeno em pH básico (≈8,0).

c) A temperatura ótima para as atividades enzimáticas no corpo humano se situa em torno de 37°C. O aumento gradual da temperatura até 60°C causaria, em princípio, uma estabilizacão da atividade enzimática, seguida de declínio, até sua cessação completa, devido à completa desnaturação protéica causada pela elevação térmica.  

Resposta da questão 7: a) O órgão foi o pâncreas.
b) Aumento da taxa de glicose, pois o pâncreas, devido a presença de insulina, controla a taxa de glicose no sangue. A sua remoção impede a absorção pelas células mantendo-se na corrente sanguínea, provocando a diabete mellitus.
c) Digere-se carboidrato pela presença da amilase pancreática.  

Resposta da questão 8: a) A destruição inespecífica de bactérias patogênicas é realizada através do processo de fagocitose. Esta reação imunológica é realizada por macrófagos do tecido conjuntivo e neutrófilos presentes no sangue.

b) A reação específica para cada agente infeccioso consiste na produção de anticorpos produzidos por linfócitos B e plasmócitos ativados.  

Resposta da questão 9: No intestino, o amido sofre a ação das amilases pancreática e entérica, formando maltose. A enzima maltase entérica transforma a maltose em glicose, que é absorvida no intestino delgado, chegando ao sangue.  

Meiose