Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de março de 2011

Gabarito Lista de Revisão 2° ano

Gabarito: 

Resposta da questão 1:
 [B]  

Resposta da questão 2:
 [D]  

Resposta da questão 3:
 [E]  

Resposta da questão 4:
 [B]  

Resposta da questão 5:
 [C]  

Resposta da questão 6:
 [A]  

Resposta da questão 7:
 [D]  

Resposta da questão 8:
 [B]  

Resposta da questão 9:
 [B]  

Resposta da questão 10:
 [C]  

Resposta da questão 11:
 [B]  

Resposta da questão 12:
 a) A infecção é o contágio e a inflamação é a consequência de uma infecção.
b) granulócitos: Neutrófilos, eosinófilos e basófilos, tem funções, respectivamente, de fagocitose, defesa química e produção de histamina e heparina.
Agranulócitos: linfócitos e monócitos, tem funções, respectivamente de produção de anticorpos e fagocitose.  

Resposta da questão 13:
 [C]

No hemograma apresentado acima, apenas as plaquetas estão com valores abaixo do considerado normal. Níveis baixos de plaquetas levam o indivíduo a apresentar uma predisposição a hemorragias, pois as plaquetas sanguíneas são agentes importantes na coagulação do sangue.  

Resposta da questão 14:
 a) Sim, o indivíduo sentirá dor muscular. Sendo a quantidade de oxigênio insuficiente para suprir as necessidades respiratórias das fibras musculares, haverá produção de ATP também através da fermentação lática. O acúmulo de ácido lático nos músculos causa dor muscular.

b) a – sarcômero ou miômero. É a unidade contrátil do músculo estriado.
b – actina. É uma proteína contrátil da fibra muscular que, durante contração muscular, desliza sobre a miosina provocando o encurtamento do sarcômero.
c – miosina. É a outra proteína contrátil da fibra muscular capaz de deslizar sobre os filamentos de actina.

A figura I representa um músculo relaxado, pois o deslizamento dos filamentos de actina ainda não ocorreu.  

Resposta da questão 15:
 [A]

Os meniscos são formados por cartilagem fibrosa (fibrocartilagem). O tecido cartilaginoso é pouco vascularizado e não produz as células do sangue. Os ligamentos são formados por tecido conjuntivo propriamente dito denso modelado. Os tendões unem os músculos aos ossos.  

Gabarito Lista de Revisão 1° ano

Gabarito: 

Resposta da questão 1:
 [C]  

Resposta da questão 2:
 a) O gráfico I refere-se a um indivíduo AA ou Aa, capazes de produzir o polipeptídeo. O gráfico II representa a formação da substância no indivíduo aa.

b) O polipeptídeo X é uma enzima. A análise do gráfico I revela que a velocidade da formação do produto é dependente da temperatura, o que indica tratar-se de uma reação catalisada.  

Resposta da questão 3:
 a) Os amaciantes naturais e industrializados contêm proteases, enzimas relacionadas com a hidrólise das proteínas fibrosas que "endurecem" a carne. No corpo humano, a digestão das proteínas da carne tem início na cavidade gástrica, por ação da enzima pepsina. Prossegue no duodeno, onde atua a tripsina presente no suco pancreático e é finalizada pela atividade das peptidases existentes no suco entérico.

b) O cozimento causará a desnaturação das enzimas presentes nos amaciantes. Desta forma, a carne não sofrerá qualquer efeito, pois as enzimas desnaturadas não poderão desempenhar seu papel como catalisadores biológicos.  

Resposta da questão 4:
 a) Os seres humanos possuem em sua composição os seguintes compostos orgânicos:
- carboidratos (hidratos de carbono ou glicídios)
- proteínas
- lipídios (gorduras)
- ácidos nucléicos (DNA e RNA)
- vitaminas
Todos os compostos citados anteriormente possuem em sua composição química átomos de carbono, além de hidrogênio e oxigênio.

b) Músculos, fígado e tecido adiposo são estruturas armazenadoras de substâncias energéticas. Glicogênio é armazenado nos músculos e no fígado, gorduras ou lipídios são armazenadas no tecido adiposo.  

Resposta da questão 5:
 [A]  

Resposta da questão 6:
 a) Pois códons de duas letras codificam poucos aminoácidos
b) Pela existência do código degenerado, poderá mais de um códon determinar um único aminoácido, porém o códon sempre especifica um único tipo de aminoácido.  

Resposta da questão 7:
 [D]  

Resposta da questão 8:
 a) RNA-polimerase.

b) UAC.

c) W - A - T - S - O - N - E - C - R - I - C - K.

d) A proteína não será formada, pois foi alterado o códon de iniciação.  

Resposta da questão 9:
 [E]  

Resposta da questão 10:
 [C]  

Resposta da questão 11:
 [E]  

Resposta da questão 12:
 [E]  

Resposta da questão 13:
 [D]  

Resposta da questão 14:
 [D]  

Resposta da questão 15:
 [B]  

Resposta da questão 16:
 A opção 3, pois essa mudança produz o códon de parada UAA gerando um peptídeo com 3 aminoácidos. Na opção 1, o códon de parada passa a codificar o triptofano, gerando um peptídeo com 7 aminoácidos. A opção 2 modifica todos os códons após a deleção, gerando um peptídeo de 6 aminoácidos.  

Resposta da questão 17:
 [A]  

Resposta da questão 18:
 [D]  

Resposta da questão 19:
 TAG.
A presença do códon de terminação UAG fará com que as proteínas sintetizadas a partir de RNAs mensageiros normais apresentem pelo menos um aminoácido a mais em sua estrutura primária.  

Resposta da questão 20:
 Os carboidratos são a principal fonte de energia para os seres vivos, apresenta função plástica ou estrutural formando a arquitetura corporal dos seres vivos, além de participarem da formação dos ácidos nucleicos (DNA e RNA). Desta forma, a falta destes compostos, o organismo buscará outras vias metabólicas para que ocorram essas mesmas funções. O organismo começará a utilizar as gorduras como fonte de energia, porém com um custo fisiológico alto. Dessa forma o indivíduo concentrará no sangue, altas concentração de corpos cetônicos (produto do metabolismo da gordura), que reduzirá o apetite e alterará o paladar.  

Resposta da questão 21:
 [A]

As enzimas são proteínas que funcionam como catalisadores biológicos, ou seja, aceleram a velocidade de uma reação metabólica, sem participar dela.