1. e
II.
Durante o desenvolvimento dos ametábolos não ocorre metamorfose.
III.
Os insetos hemimetábolos emergem como ninfas e depois se transformam em adultos.
2. a) Condições ambientais: abrigos para o escorpião (buracos, frestas, ralos, locais escuros e úmidos); fonte de alimento (insetos, restos de comida, lixo); hábitat favorável (madeira acumulada, folhagem, gramado alto, entulhos); ausência de predador.
b)
Finalidade do aguilhão: inocular veneno na presa ou se defender de algum agressor.
Localização do aguilhão: extremidade do abdome ou cauda.
3. c
4. c
O
barbeiro é um inseto hemimetábolo, ou seja, de seu ovo emerge um indivíduo parecido com o adulto, porém de menor tamanho e asas bastante reduzidas.
5. Soma = 45 (01 + 04 + 08 + 32)
(02)
Entre os crustáceos, o número de patas e apêndices articulados é variável entre as diferentes ordens.
(16)
A maioria dos crustáceos vive em ambientes marinhos, mas são encontrados também em água doce e ambientes terrestres.
(64)
Anfíbios têm respiração branquial na fase larval da vida e pulmonar e cutânea quando adultos; caranguejos têm respiração branquial durante todo o ciclo de vida.
6. b
7. c
O
sistema respiratório dos insetos é formado por um conjunto de traqueias que se ramificam por todo o corpo, permitindo a ocorrência de trocas gasosas diretamente nos tecidos, o que lhes dá condições de se movimentarem com grande velocidade.
8. a) Filo Arthropoda, classe Insecta.
b)
Ovo w larva w pupa w adulto.
9. a) As formigas são insetos sociais. A organização da sociedade baseia-se na divisão de tarefas entre as diversas castas e a sobrevivência do formigueiro resulta do somatório do trabalho executado por cada um dos membros da sociedade.
b)
O canto associa-se à atração sexual.
10. a) O discurso individualista de Calvin destruiria a estrutura social na qual as formigas têm seu modo de vida totalmente ligado. Por isso, são conhecidas como insetos sociais, com clara divisão de trabalho, que, se for rompida, compromete todo o formigueiro.
b)
Abelhas e cupins.
11. a) Pertence ao grupo dos aracnídeos; quatro pares de patas e ausência de antenas.
b)
Por ser o par de maior tamanho, é o que está mais exposto ao ataque de predadores.
c)
A autotomia é uma estratégia defensiva que esses animais utilizam quando estão submetidos a situações de risco. Quando atacados, esses animais fogem, liberando o apêndice, e escapam geralmente com vida da investida de seus predadores.
12. a) A doença cujo agente infeccioso pertence ao mesmo grupo da peste bubônica é a febre maculosa, ambas causadas por bactérias. A febre maculosa é transmitida pela picada do carrapato (gênero Amblyomma) infectado, que inocula a bactéria Rickettsia rickettsii no ser humano. A doença não é transmitida de pessoa a pessoa.
b)
Presença de exoesqueleto quitinoso com apêndices articulados (patas, antenas, mandíbulas) e crescimento por ecdises são características exclusivas do filo dos artrópodes.
13. b
14. c
O
exoesqueleto limita o crescimento somente nos artrópodes, sendo a muda controlada pelo hormônio ecdisona. Os moluscos apresentam corpo mole e não possuem exoesqueleto quitinoso; portanto, não sofrem muda.
5
15. a
T
rata-se de um artrópode do grupo dos crustáceos que apresenta exoesqueleto revestido de quitina (polissacarídio), com impregnação de carbonato de cálcio. Não possui abdome expandido.
16. d
17. b
I.
A maioria dos moluscos é dioica, sendo alguns hermafr
oditas.
V
. Possuem sistema nervoso ganglionar e cordões nervosos ventrais.
18. d
19. Porque, em seu desenvolvimento embrionário, o blastóporo origina o ânus, ao passo que nos protostômios origina a boca. Além dos equinodermos (ouriço-do-mar e estrela-do-mar, por exemplo), os cordados (como aves e mamíferos) também são deuterostômios.
20. e
I.
Há representantes do filo Mollusca de vida terrestre.
V
. Apresentam sistema digestivo completo.
21. Soma = 22 (02 + 04 + 16)
Nem
todos os representantes do filo apresentam concha externa. A excreção nos moluscos é feita por metanefrídios.
22. a
A
deuterostomia e a existência de um endoesqueleto são as características que aproximam os equinodermos dos cordados.
23. e
24. a) Simetria radial: medusa e coral; simetria bilateral: planária, minhoca e besouro.
b)
Simetria radial: vários planos passando por um mesmo eixo dividem o animal em metades simétricas. Simetria bilateral: apenas um plano divide o animal em metades simétricas.
c)
Porque, na fase larval, a simetria é bilateral.
Este é um canal de comunicação com meus alunos e com pessoas que tenham interesses em assuntos relacionados ao ensino da Biologia.
Pesquisar este blog
terça-feira, 27 de março de 2012
domingo, 25 de março de 2012
quarta-feira, 7 de março de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)